top of page

Como se cuidar?

Você sabe o que é higiene vocal?
 Por que gritar faz tão mal? Você sabe?
O que é bom para a sua voz?

 Beba 1,5 L de líquido por dia: a água não passa nas cordas vocais, mas mantém os tecidos hidratados e fluidifica o muco do trato vocal. Frutas cítricas são excelentes!

 

Coma maçã: a fruta tem efeito adstringente, dilui e limpa as secreções da boca e da garganta. Ao mastigá-la se exercitam os músculos articuladores da fala.

 

Aprenda a aquecer a voz: com exercícios, antes de usá-la  e depois, voltando a sua emissão natural e aprenda a desaquecer a voz.

 

Procure ajuda de um fonoaudiólogo sempre que sentir dificuldades com sua voz.

O que fazer

O que evitar

Fumar: A nicotina liberada pela fumaça do cigarro é depositada diretamente sobre as pregas vocais, provocando irritação. Com isso, a longo prazo, a voz engrossa e perde a potência. É a maior causa de câncer na laringe.

 

Falar alto e gritar: Provocam atrito entre as pregas vocais e elas ficam edemaciadas, mudando o tom da voz.

 

Balas e pastilhas: Elas também não passam pelas pregas vocais, portanto, seu benefício é só na faringe. Além disso, podem anestesiar a laringe levando você a abusar mais da voz.

 

Gargarejos e gotas nasais: Só com indicação médica. Os gargarejos não atingem as pregas vocais e as gotas nasais ressecam toda a mucosa do nariz.

 

Ruido excessivo: Leva você a falar mais alto do que o ruído e causa tensão e esforço nas pregas vocais.

 

São orientações que visam preservar a saúde da voz. Devem ser conhecidas por todos os falantes para evitar dificuldades com a voz. Nessa semana vamos falar sobre diversos assuntos sobre saúde vocal, serão seis no total, um por dia.

 

 

1. Pigarrear ou raspar a garganta: Devemos combater esse hábito porque ele faz uma prega vocal atritar-se com a outra. As pregas vocais são compostas por músculo e mucosa que as recobre. Quando pigarreamos muitas vezes seguidas, a mucosa fica vermelha e inchada (hiperemiada) alterando a voz. Se isso é um hábito constante pode acontecer a formação de uma lesão.

  • Por que pigarreamos ? Isto pode ser um hábito, ou pode ser causado por muito muco no trato vocal, ou causado  processos alérgicos.

 

  • O que podemos fazer? Quando você tiver vontade, inspire fundo e engula logo em seguida, assim você elimina a vontade do pigarro sem causar danos as cordas vocais. Você pode ingerir mais água; toda vez que sentir vontade de pigarrear, e se não melhorar procurar o otorrinolaringologista​.

 

 2. Competição sonora: Já percebeu que quando você vai a uma festa  com muito ruído e  conversa bastante, no dia seguinte, você sente dor ou está rouco ou com a voz modificada?

 

 

 

Sempre que estamos em festas, salas de aula cheias, ambientes com ruídos e estamos conversando ou falando com outras pessoas,  sem percebermos, aumentamos a intensidade da nossa voz, falamos mais alto do que o ruído do ambiente. Esse comportamento pode produzir esforço e tensões ao falar provocando edema nas pregas vocais.

 

  • O que podemos fazer?  

 

O ideal é conversar com a voz em tom normal, cochichar não é a solução, porque você pode fazer  mais esforço para falar. Outra atitude é ir para um local mais silencioso para conversar, falar bem próximo do outro e não de longe.  Se sua voz ficou diferente no dia seguinte a uma festa, você deve poupá-la falando menos, falar mais baixo e beber bastante água.

Falar Alto X Projetar a Voz

 No cotidiano da docência, o professor é muitas vezes obrigado a falar mais alto devido ao diversos ruídos presentes no ambiente escolar como, por exemplo, gritos, barulho do ventilador ou ar-condicionado e/ou barulhos externos proveniente da rua, para que os seus alunos possam ouvi-lo.

 Mas como será que você está aumentando a sua voz, professor? Será que falar alto é sinônimo de projetar a voz?

 Não, não é professor! E dependendo da forma em que você aumenta o volume da sua voz, pode trazer grande prejuízo para a sua voz!  

 Projetar a voz, segundo a cartilha elaborada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, é falar alto com controle de qualidade da voz, sem sobrecarregar as “cordas vocais”; já falar alto pode ser sinônimo de gritar, com esforço excessivo, que pode ser prejudicial.

 Porque quando se grita as pregas vocais se “batem” muito uma na outra, fazendo com que elas fiquem muito vermelhas e cheias de inchaço, fazendo com que a qualidade vocal fique ruim. Se isso ocorrer de forma recorrente pode trazer grandes prejuízos vocais porque pode gerar lesões nas suas cordas vocais. O que não ocorre quando você projeta a voz, porque quando se projeta a voz, aumenta-se o “volume”, sem fazer com que as “cordas vocais” se choquem e se machuquem, preservando assim a sua voz!

Cuidados com a voz!

 

Você deve estar se perguntando como a água auxilia na voz se ela não passa pela laringe, pois bem, a hidratação das cordas vocais não é feita imediatamente após a ingestão de água, depois da água ser absorvida e distribuída ao corpo humano é que haverá a hidratação das nossas pregas vocais, isso mostra a importância da hidratação ao longo de todo o dia e não apenas quando as nossas cordas vocais já estão cansadas.

E por que a água faz bem? Porque quando hidratados as ‘cordas vocais’ vibram sem grande esforço, aumentando o rendimento vocal , melhorando as condições vocais e ajudar a prevenir e diminuir os ricos de lesão na prega vocal.

 

 Quando estamos desidratados as pregas vocais fazem maior esforço, temos dificuldade para controlar a nossa voz e produzimos um de som pior qualidade.

A única forma de lubrificar as pregas vocais, isto é levar o liquido direto pelas ‘cordas vocais’ é através da nebulização com soro fisiológico ou água. O ar quente e úmido ao encontrar uma região mais fria condensa-se virando gotículas de água e assim lubrifica as pregas vocais.
 

Ou seja, a água faz bem para todo nosso corpo, então mantenha-se sempre muito bem hidratado!

bottom of page